O presidente da Câmara de Ovar, Manuel Oliveira, disse ontem ao Diário de Aveiro que espera que o Plano de Acção de Protecção e Valorização do Litoral (PAPVL), elaborado pela Associação Portuguesa do Ambiente, “avance rapidamente porque as obras são necessárias e muito urgentes”.
O PAPVL será para aplicar até 2015 prevendo-se 303 ações, das quais 153 serão de prioridades máxima e elevada, e um investimento global superior a 400 milhões de euros. Da leitura do documento, que aponta para intervenções nas praias de Cortegaça, Furadouro e Esmoriz, o autarca deduz “do que é conhecido que há acções previstas com prioridade máxima em Ovar, mas desconhece-se que acções e de que valor”.
Mas Manuel Oliveira ressalva que “de qualquer forma, é com agrado que vemos que o Governo está sensível às preocupações de Ovar e assume a defesa do litoral como prioritária”.
O Diário de Aveiro contactou ontem Ribau Esteves, presidente da Câmara de Ílhavo e da Região de Aveiro - Comunidade Intermunicipal, que após a análise do documento fará uma apreciação do mesmo, o que deverá acontecer na próxima semana.
|