Um novo centro de investigação e transferência de tecnologia dedicado às questões do mar, com condução científica da Universidade de Aveiro (UA) e da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem, vai nascer entre o Porto de Pesca Costeira (lota) e o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré (Ílhavo). O futuro centro, designado de Ecomare, será apresentado hoje, no âmbito da comemoração do Dia Mundial dos Oceanos, que decorrerá no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo.
Na sessão, agendada para as 17.30 horas, será também assinado o protocolo entre a UA, a Câmara Municipal de Ílhavo e a Administração do Porto de Aveiro, que tornará o projecto, orçado em 4,8 milhões de euros, possível.
Segundo foi já avançado pela instituição de Ensino Superior aveirense, o Ecomare será constituído por duas unidades básicas: o Centro de Extensão e de Pesquisa Ambiental e Marinha (CEPAM) e a Unidade de Pesquisa e Recuperação de Animais Marinhos (UPRAM), cada uma com funções e valências inovadoras ou mesmo únicas em Portugal.
O futuro centro pretende “desenvolver prestação de serviços de investigação e desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia a empresas e organizações governamentais e internacionais, no âmbito do mar, com vista ao aproveitamento sustentável dos recursos marinhos”, desvenda a UA, em comunicado.
|