Arranca hoje mais uma edição da Semana do Ambiente. São 7 dias inteiramente dedicados ao Ambiente com o reforço do desafio municipal para a redução da produção de resíduos associado à Campanha Municipal “Menos Lixo, Mais Poupança”.
A semana tem início, esta sexta-feira, com a comemoração do “Dia Mundial da Criança”, no Museu Marítimo de Ílhavo, seguindo-se, nos dias 2 e 3 de junho, o IV Acampamento Municipal dos Agrupamentos de Escuteiros do Município, no Parque de Merendas da Gafanha da Encarnação (junto às instalações do NEGE), que contará com o envolvimento de cerca de 400 Escuteiros, este ano subordinado ao tema “+União no Menos Lixo, Mais Poupança”.
Destaque, ainda, para o dia aberto no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Ílhavo – CROACI (Canil Municipal) e a realização do 8.º Seminário Local “As Escolas e o Coastwatch” dirigido ao público escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e ainda o lançamento da edição n.º9 da única Revista nacional de Atividades de Educação Ambiental “ O Ambúzio”.
Na sexta-feira, dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, a Câmara Municipal de Ílhavo preparou uma ação especialmente dedicada a esta temática, subordinada ao tema “Dia Mundial dos Oceanos: + Património, + Biodiversidade, Melhores Oceanos!”, composta por uma sessão pública a realizar no MMI, na qual será feita a apresentação da “Política Municipal de Mar”, a apresentação do projeto ECOMARE da Universidade de Aveiro, e a assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Universidade de Aveiro, a Câmara Municipal de Ílhavo e a Administração do Porto de Aveiro, no âmbito do Projeto ECOMARE.
Durante a semana serão entregues dois novos oleões (nas Escolas Básicas 2.º e 3.º Ciclos da Gafanha da Nazaré e José Ferreira Pinto Basto de Ílhavo); será colocado no Ecocentro Municipal um novo equipamento para a Recolha Piloto de brinquedos e material escolar usado; e será também disponibilizado o 9.º Roupão (na Praia da Costa Nova, junto ao Mercado).
O ano 2011 foi um ano em que se registou uma redução de aproximadamente 870 toneladas nos valores relativos à produção de resíduos indiferenciados e o desafio deste ano espera uma redução de 1000 toneladas. |