O PCP questiona a Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território sobre o PCI e o futuro dos terrenos na Coutada, em Ílhavo. O requerimento dirigido ao Parlamento questiona Assunção Cristas sobre as “alternativas colocadas para construção do Parque da Ciência e da Inovação e quais as razões que levaram a que a escolha recaísse nestes terrenos agrícolas”; “Quais são os pareceres, quer do Ministério da Agricultura, do Mar e do Ordenamento do Território bem como do Ministério do Ambiente do anterior e atual Governo sobre este projeto”; Que avaliação faz da sustentabilidade financeira de tal projeto no atual quadro social e económico do país” e se confirma ou não a atual paragem do processo de expropriação dos terrenos” perguntando ainda se não acha o Governo “ser este um sinal inequívoco para mandar suspender o processo para uma melhor avaliação e consideração de outras localizações alternativas”.
O PCP diz que o projeto poderá “acabar com cerca de 35 hectares de terra arável de enorme qualidade de onde são extraídos anualmente cerca de 1000 toneladas de milho, 11 toneladas de forragens e 200 mil pés de hortaliças” e documenta esse cenário com uma foto do local.
Realça, também, o fato de para além dos terrenos agrícolas serem colocado em causa “25 poços de água, 10 casas de habitação, 3 anexos, e um restaurante, implicando assim a extinção de uma das principais fontes de subsistência de várias empresas agrícolas” e colocando em causa a colheita deste Verão. |