Já começaram as dragagens no cais de pescadores da Costa Nova no arranque do projeto de “Implementação do Plano de Gestão do Cais dos Pescadores da Costa Nova”. Trata-se de um projeto global de 300 mil euros com uma vertente física de investimento e uma vertente imaterial.
No que respeita à intervenção física, o Projeto prevê a execução de uma dragagem de limpeza, de forma a possibilitar a utilização do Cais da Costa Nova, a melhoria das condições dos armazéns de aprestos, a construção de uma rampa de manobras, bem como a instalação de portões de acesso ao cais, contribuindo para um aumento da segurança.
No projeto financiado destaque, ainda, para a integração dos pescadores na gestão do Cais, através da criação de uma Comissão de Gestão, o incentivo à diversificação da atividade e a criação de projetos de divulgação junto das Escolas do 1.º Ciclo.
A autarquia de Ílhavo confirma o arranque das obras no dia em que assinala, simbolicamente, o Dia do Pescador. Realça a importância destes agentes da economia local “no crescimento e desenvolvimento do Município que tem o slogan “O Mar por Tradição” e que tem “símbolos” dessa cultura no Museu Marítimo de Ílhavo, no Porto de Pesca Longínqua, no Porto de Pesca Costeira e nas duas Comunidades Piscatórias existentes, na Gafanha da Encarnação e na Praia da Costa Nova.
Na lista de projetos de valorização da comunidade piscatória, a autarquia realça o concurso do “Parque Desportivo do Bairro dos Pescadores da Costa Nova”. Representa um investimento de 310 mil euros cofinanciados pelo Programa Operacional da Pesca 2007/2013.
|