A Bosch Termotecnologia, em Aveiro, mais conhecida como Vulcano, exporta quase 80% da sua produção atual que ronda 4 mil esquentadores por dia. A fábrica tornou-se no centro de competência internacional de água quente do gigante alemão, que tem cinco unidades em Portugal, abrangendo ainda setores dos componentes automóveis, rádios de carro e eletrodomésticos.
Cerca de 3% do Volume de Negócios gerado em Cacia é canalizado para investigação e desenvolvimento de forma a conseguir manter a confiança depositada pela casa mãe.
"É um título muito difícil de obter, que conseguimos face ao desenvolvimento e às provas dadas na evolução dos produtos que inicialmente foram transferidos da Alemanha para Portugal. Foi o nosso trabalho, o desenvolvimento e a criação de novas famílias de produtos, de novas patentes e novas soluções que fizeram transferir, perto do ano 2000, o centro de competência para Aveiro e desde então temos conseguido continuar a dar provas dessa competência no lançamento de novas tendências, naquilo que se faz hoje, em termos de esquentadores", revela Sérgio Salustio, diretor de Investigação e Desenvolvimento da Vulcano.
Aos esquentadores e caldeiras juntaram-se os painéis solares e, mais recentemente, as bombas de calor. As vendas ascenderam em 2011 a 210 milhões de euros e o número de colaboradores a cerca de um milhar. |