Na EN109, na zona do semáforo junto ao “João Padeiro”, em Cacia, a circulação de pesados que usam aquela via como alternativa à cobrança de portagens na A25 está a provocar danos nas habitações e um intenso barulho, um problema que a Câmara de Aveiro pretende resolver com um plano que se encontra em vias de concretização.
“Dentro dos próximos dias”, como disse ontem ao Diário de Aveiro o vereador Carlos Santos, a Câmara deverá avançar com as obras no terreno que permitam diminuir as consequências que o aumento do trânsito tem provocado nos edifícios contíguos àquela via, nomeadamente fendas nas paredes de casas, além do aumento do ruído nocturno. Durante a noite, o trânsito de pesados é mais intenso quando a via é usada por camiões porque encontram a via mais livre para poderem circular.
Residentes e lojistas queixam-se do ruído com que passaram a conviver desde que foi introduzida a cobrança de portagens na A25 e dos prejuízos nos edifícios, observando-se fissuras nas paredes vizinhas da estrada.
Segundo o plano da Câmara, será instalado um sistema de controlo de velocidade por meio de radar em dois sentidos complementado com uma “silhueta de peão”.
|