O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu 157 toneladas de alimentos no distrito numa campanha que superou as expetativas. No total do país foram duas mil toneladas de produtos alimentares recolhidos pelo Banco Alimentar com aumento de 18% em comparação com campanhas anteriores. Para Martinho Pereira, do Banco Alimentar de Aveiro, são números que mostram a generosidade do povo português e dos aveirenses.
“Há solidariedade dos aveirenses. Foi extraordinário ver como as pessoas em altura de crise contribuíam com as duas dádivas. Estou convicto que é nestas alturas de crise que a pessoa que tem alguma coisa se abre mais a dar ao outro. Isso verificou-se em regra geral”.
Mesmo com a subida dos bem alimentares recolhidos as necessidades também aumentam. Martinho Pereira admite que os bens recolhidos não respondam a todos os casos de emergência social.
“Era bom que respondesse mas as carências e as pressões são grandes sobre as instituições. Foi uma resposta positiva da população mas vai ser difícil responder a todas as carências que aparecem no dia-a-dia”. |