Jovens da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, da Escola Secundária Marques de Castilho e do Agrupamento de Escolas de Águeda serão ajudados pela iniciativa “Juntos pelo Bem Comum”, que pretende mobilizar toda a população do concelho de Águeda em torno de um projeto de solidariedade social.
Tenta assegurar a continuidade dos jovens no Ensino Superior e também ajudar alunos de outros níveis de ensino, que enfrentem dificuldades socioeconómicas, a prosseguir os seus estudos. A campanha teve início no dia 21 de maio e estende-se até ao próximo dia 22 de junho.
A recolha encontra-se programada em 5 semanas temáticas, sendo que cada uma delas será dedicada a recolha de um determinado bem. Passa pela recolha de produtos alimentares, vestuário, calçado, produtos de higiene pessoal, material escolar e brinquedos.
Existem vários pontos de recolha, situados por toda a cidade de Águeda. A sede do Núcleo Associativo de Estudantes, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, a Câmara Municipal de Águeda, a Junta de Freguesia de Águeda, as Piscinas Municipais de Águeda, a Biblioteca Municipal de Águeda, a Escola Secundaria Marques de Castilho, a Escola Básica Fernando Caldeira e o Pingo Doce de Águeda.
Os produtos recolhidos serão entregues a alunos carenciados, previamente identificados, e os restantes bens sobrantes serão doados a instituições do concelho de Águeda.
Para Luís Soares (na foto), Presidente do Núcleo Associativo de Estudantes (NAE) e responsável pela iniciativa, “os jovens têm de assumir o seu papel de destaque nas sociedades em que se inserem, para assim, conseguir combater as carências por elas demonstradas”.
O Presidente do NAE refere ainda, que “esta é a melhor forma de dar resposta à realidade vivida por centenas de colegas do Ensino Superior, que devido a carências de índole económica, veem-se obrigados a desistir dos seus cursos e deitam por terra o sonho das suas vidas”. |