O presidente da Comissão Directiva do Programa Operacional Regional Mais Centro, Norberto Pires, alertou, ontem, em Ovar, para o lançamento de um novo Quadro Comunitário de Apoio com verbas da União Europeia (UE) que se vai reger por novas regras. O responsável disse que “há um novo desafio” e que a “UE está a repensar os mecanismos do programa para que a economia cresça de forma sustentável e crie emprego”.
Segundo Norberto Pires, o que se sabe é que “a UE aponta para projectos estratégicos que já não serão atribuídos por país mas sim global, captando regiões transfronteiriças ”.
Falando no seminário “Sustentabilidade em Cidades Médias Nacionais - A experiência dos projectos integrados na política de cidades Polis XXI e projectos complementares de valorização ambiental”, que ontem decorreu no Centro de Arte de Ovar, adiantou que “o próximo QCA vai privilegiar a criação de emprego, a coordenação com a UE, definição de objectivos comuns, contratos de parceria entre entidades de vários Estados membros”, entre outros.
|