O Banco Alimentar Contra a Fome realiza este fim de semana mais uma campanha para angariação de alimentos em prol das famílias mais carenciadas.
Esta é uma ação de extrema importância e que não poderia andar para a frente sem a ajuda e a compreensão das pessoas que se voluntariam.
Além de voluntários para a separação e armazenamentos dos alimentos recolhidos o Banco Alimentar procura pessoas que se disponibilizem a estar nos vários supermercados para conseguirem levar a campanha a todo o Distrito.
“Sem dúvida alguma o grande capital do Banco Alimentar é o voluntariado. Se não houvesse voluntários a razão de ser do Banco Alimentar caia por terra. O voluntariado é fundamental porque só com voluntários é que o Banco consegue cumprir a sua acção, se não, seria uma instituição como outra qualquer, que tem muito mérito e muito valor mas que tem de pagar sistematicamente aos seus funcionários, tem horários definidos, o Banco quer ultrapassar todas essas barreiras”, deu conta o Coronel Martinho Pereira.
Toda a ajuda é bem vinda mas é importante referir que há alimentos a evitar, como é o caso dos congelados ou outros necessitem de frio e alimentos a privilegiar, por exemplo enlatados, massas, arroz e outros com alguma durabilidade. Um dos grande cuidados a ter aquando das doações prende-se com a validade dos produtos.
Tem sido muita a ajuda nestas iniciativas, por isso, o Coronel Martinho Pereira, do Banco alimentar, afirma que a solidariedade no distrito de Aveiro, é uma palavra que não é vã, diz que está convicto "que é no tempo em que há mais dificuldades que aqueles que têm algum bocadinho seu se lembram dos outros que não têm nada para por à frente para comer na mesa. Estou convicto que isto vai acontecer mais uma vez, que a população aveirense vai, sem dúvida alguma, fazer com que esta campanha seja a melhor de todas. Não andamos à procura de recordes, de maneira nenhuma, andamos à procura de alimentos para poder dar às pessoas que têm fome”.
Ao contrário do que se pensa, já há famílias a passar fome em Aveiro. O número de famílias dependentes de ajuda têm vindo a aumentar de uma forma assustadora, dá conta o responsável pelo Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro: “há casos gritantes, se até aqui conseguimos dar resposta a todas as instituições, não tínhamos nenhuma em lista de espera, presentemente já temos algumas em lista de espera e no futuro estou convicto que vai aumentar esse número. Alerto para isso. O desemprego cada vez é maior daí as pessoas não terem o mínimo indispensável para comerem, para os filhos comerem”.
Ultrapassar os registos dos anos anteriores, significa que a solidariedade aumenta. O objetivo para esta campanha é de encher 600 contentores.
Para ser voluntário basta ligar para o número do banco alimentar: 234 381192 ou inscrever-se via e-mail para: ba.aveiro@bancoalimentar.pt
A campanha será nos dias dias 26 e 27, mas pôde começar a fazer as doações pela internet. |