Um alerta para o uso abusivo da marca Ovos Moles.
O deputado do PS Pedro Pires da Rosa pediu à Câmara que tenha uma posição mais vincada na defesa do doce conventual mais conhecido da cidade.
A cadeia de fast food MCdonalds estará a incluir na ementa ovos moles. O que motiva alguma desconfiança por revestir. “A Câmara tem, do meu ponto de vista, uma obrigação diferente e com mais alcance do que o simples apoio e contribuição. Tem que ser liderante. Essa é a principal diferença entre a perspectiva do professor Manuel António Coimbra e a posição Partido Socialista. Tem a ver com a posição liderante do município sobre determinadas matérias, inclusive sobre um dos seus produtos mais emblemáticos”.
O vogal do PSD Manuel António Coimbra, bioquimico da Universidade de Aveiro, colaborou na certificação dos ovos moles de Aveiro.
O social democrata, lembrou as condicionantes na utilização da marca, especialmente na comercialização:“Poderem os ovos moles serem só comercializados e produzidos em estabelecimentos autorizados com o devido selo que é conferido por um organismo privado de certificação, que é contratado por efeito e, por exemplo, de proibir que possa haver ovos moles de marca branca, por exemplo nenhum de nós vê que haja ovos moles com a marca de qualquer hipermercado, isto realmente é também outra conquista que esta Associação de Produtores tem feito. Eu estou certo que a própria APOMA, com certeza, que já foi alertada para esse assunto do caso do Mcdonalds de poderem, eventualmente, estar a vender um doce de ovos com um nome que se apropriaram, de certeza que a APOMA resolverá esse problema".
A Câmara não se pronunciou sobre o assunto na Assembleia Municipal. |