Alunos do 7ºano de escolaridade do Instituto Duarte Lemos vestiram a pele de um verdadeiro geólogo e fizeram uma jornada pelas formações rochosas da freguesia de Espinhel. A saída de campo, realizada no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, começou por uma breve apresentação dos principais materiais rochosos existentes em Portugal e, em particular, na região de Espinhel, junto à estrada do Serpel.
De seguida os alunos embarcaram numa viagem pelo tempo geológico e deslindaram os segredos escondidos nas faixas rochosas de arenitos e cascalho que despertam a atenção de quem por ali passa pela sua imponência e cores tão características.
Os alunos concluíram que estavam na presença de rochas com idades à escala de milhões de anos e que resultaram de sucessivas etapas de sedimentação controladas pela variação do nível médio da água do mar. Para finalizar esta atividade não podia faltar um percurso pedestre até à pateira de Espinhel, aquela que é, para as gentes locais, a “Lagoa Encantada”.
Com mais esta iniciativa pretendeu-se proporcionar aos alunos uma experiência diferente, de cariz eminentemente prático, e aprofundar do conhecimento da região onde se inserem. |