O Instituto Cervantes, no coração de Madrid, capital espanhola, está a exibir filmes de animação produzidos pelo Cine-Clube de Avanca/Filmógrafo, no âmbito do Espacio de las Lenguas Ibéricas.
Será quarta-feira, dia 16, que os filmes “A ria, a água, o homem...”, de Matos Barbosa, “Um gato sem nome”, de Carlos Cruz, e “Conto do Vento”, de Cláudio Jordão e Nelson Martins serão exibidos entre uma selecção de filmes significativos do espaço ibérico.
A direcção académica do Instituto Cervantes realiza anualmente um ciclo de conferências que abordam a diversidade linguística da Península Ibérica (nomeadamente os aspectos como a norma, uso, criação ou tradução), que este ano gira à volta da produção cinematográfica e das distintas línguas deste espaço comum.
Dada a notória presença do cinema de animação dirigido ao público infantil e juvenil, o ciclo exibe filmes de Portugal e das regiões espanholas da Galiza, País Basco, Catalunha e Madrid, procurando dar conta das distintas técnicas e estilos de autores representativos de cada uma das comunidades.
|