A exposição interativa itinerante Educação+ Financeira, promovida pelo Projeto Matemática Ensino, da Universidade de Aveiro, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, instala-se no mercado Manuel Firmino com atividades lúdicas e culturais destinadas a animar e promover aquele mercado municipal.
Promove a educação financeira numa ação que procura ajudar os jovens a adquirir conhecimentos e competências essenciais a um desempenho consciente, esclarecido e responsável quando tomam decisões a nível financeiro. Esta exposição é destinada, sobretudo, a jovens dos sete aos 17 anos.
O projeto “Portugal em Aveiro” é um programa de animação do mercado Manuel Firmino (Aveiro) que está a ser dinamizado pelo artista Mário Faísca, em colaboração com a Câmara Municipal e com os próprios comerciantes, preocupados com os problemas que decorrem da crise que o país está a viver.
É uma tentativa de resposta aos problemas económicos, aos quais os mercados tradicionais também não escapam ilesos, que o (palhaço) Faísca pensou de uma forma dinâmica e atrativa, procurando envolver diferentes áreas de atividade com o objetivo de promover este pequeno comércio, e de inversão da acentuada diminuição de clientes a que se tem assistido.
Do programa constam várias atividades dirigidas aos mais novos, como a Horta Vertical, com o objetivo de valorizar o trabalho agrícola e a experiência única que é assistir ao crescimento das plantas, e vários espaços didáticos, que mostram, por exemplo, a constituição morfológica do porco, da vaca e dos peixes. |