A obra de construção da ponte pedonal que fará a ligação entre a Baixa de Santo António e o Parque Infante D. Pedro já está no terreno. A empresa Correcta Construções, com sede em Cacia, já começou a montar o estaleiro e a construir a estrutura em ferro, na antiga fábrica Bóia & Irmão, no centro da cidade, que a Correcta Construções comprou recentemente.
A construção da travessia pedonal sobre a Avenida Artur Ravara vai obrigar à demolição do café Drinks, na Baixa de Santo António. Este estabelecimento comercial irá passar a funcionar num edifício novo que será construído nas imediações. A empreitada deverá igualmente ditar o abate de duas árvores.
O projecto da ponte - que irá demorar um ano a ser finalizado - será executado ao abrigo do programa de regeneração urbanística Parque da Sustentabilidade (PdS), que envolve a Câmara de Aveiro e diversos parceiros públicos e privados.
Segundo o vereador Pedro Ferreira, a autarquia aposta num “novo conceito de atravessamento”, definido como uma “ponte-jardim” a uma “cota alta” e que fará a ligação entre a Baixa de Santo António e o Parque Infante D. Pedro, duas das principais áreas verdes da cidade.
A travessia terá “uma geometria orgânica e uma estrutura leve” e irá assemelhar-se a uma “grande árvore metálica”, podendo ser usada por pessoas e bicicletas “ao nível das copas das árvores”. Os acessos serão em formato de rampa, mas existirá também uma escadaria em espiral.
Obra acima de
600 mil euros
O projecto implica a requalificação dos espaços à superfície. “Foram considerados novos alinhamentos e percursos, novos materiais para os pavimentos e um novo desenho de algumas áreas de relva e vegetação arbórea”, explicou o autarca.
A intervenção favorecerá as áreas pedonais e os jardins “em detrimento de grandes áreas com pavimento betuminoso e estacionamento, muito apetecíveis ao aparecimento em massa do automóvel”.
Um dos objectivos da empreitada é garantir a “continuidade” entre os dois jardins, separados pela Avenida Artur Ravara. Esta via será elevada e o seu revestimento será composto por um material que se integre com a restante praça e que permita actuar como inibidor de velocidade.
Segundo a autarquia, a obra foi adjudicada por 658 mil euros (acrescidos de IVA). A adjudicação foi feita por um valor inferior aos 950 mil euros definidos como o preço-base do concurso público.
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