Um eixo central de ligação entre duas praças, polivalentes, uma em cada ponta, com passeios laterais, do mesmo tamanho, em toda a sua extensão. Está desvendada a opção tomada para a proposta mais forte do estudo da avenida Lourenço Peixinho.
Segue-se a apresentação final ainda sem data. A intervenção pública mais emblemática, no topo poente, prevê a criação do "centro do centro", a "grande praça de Aveiro", de trânsito limitado a transportes públicos, que começa onde acaba o eixo viário principal, ponto a assinalar com um monumento escultório de grande dimensão.
O trânsito principal é, então, desviado até à ponte praça e para entrar novamente na avenida será necessário ir à chamada rotunda do Oita. O estudo prevê usar o túnel da estação para saída da cidade, enquanto a entrada é reservada a transportes públicos. Passará a ser também o acesso a um estacionamento subterrâneo com cerca de 380 lugares.
A equipa da Universidade de Aveiro (UA) coordenada por Jorge Carvalho pretender dar mais espaço da avenida para os cidadãos à custa dos automóveis, reduzindo substancialmente o estacionamento à superfície ao longo da via. Dos atuais 300 lugares, deverão sobrar 90.
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