O Centro Novas Oportunidades (CNO) de Sever do Vouga e o Estabelecimento Prisional de Aveiro assinaram um protocolo que visa assegurar a qualificação e certificação escolar e profissional à população prisional.
A iniciativa, intitulada “Novas Oportunidades - Projecto de Revalorização Individual em Meio Prisional, foi testada no ano passado a título experimental.
A experiência resultou numa “acção conjugada de ambas as instituições no sentido de intervir junto de uma população a requerer soluções no âmbito da educação e formação de adultos”.
Com a intervenção de uma técnica de diagnóstico e encaminhamento, foram abrangidos 32 reclusos no primeiro semestre de 2011. O trabalho resultou na elaboração de diagnósticos individuais - essenciais para delinear planos de acompanhamento e reinserção social -, encaminhamento para as ofertas educativas disponíveis e preparação de medidas de flexibilização da execução da pena.
O protocolo agora celebrado, destinado a prolongar o projecto, foi assinado pela directora do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga, responsável pelo CNO, e pelo director do Estabelecimento Prisional de Aveiro.
|