domingo, 24 de Novembro de 2024  03:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ensopado de Cação

Ensopado de Cação

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume a refogar em azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-04-2012

Ribau foi defender projectos locais em conferência na Áustria


Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro promoveu Parque da Ciência e Inovação e Cluster do Mar

Ribau Esteves, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, participou no seminário “European Cluster Conference 2012”, em Viena, capital da Áustria, onde foi defender projectos locais como o Parque da Ciência e Inovação, em construção nos concelhos de Aveiro e Ílhavo. Na iniciativa, organizada pela Direcção Geral das Empresas e da Indústria da Comissão Europeia, o autarca ilhavense promoveu ainda o Cluster do Mar na sua qualidade de presidente da Associação Oceano XXI.
Ribau Esteves retirou “conclusões de grande relevância para a gestão da actual economia europeia e portuguesa numa lógica de curto, médio e longo prazo”. “Os clusters devem promover a relação entre as PME dando contributo para a criação de mais empregos e para o crescimento das exportações”, refere, advertindo que na Europa as PME são responsáveis por apenas 13 por cento das exportações, longe dos 30 por cento nos Estados Unidos e dos 70 por cento na China.
O líder regional exorta ao “crescimento da ligação entre educação, inovação e investigação” como uma peça na “indução da actividade económica”, notando que os governos e os poderes públicos têm um “papel central” a desempenhar nesta área.
Para o edil social-democrata, os fundos comunitários são “importantes para promover o desenvolvimento dos clusters e para a implementação de estratégias específicas de inovação regional”.
“Os poderes locais e regionais são actores muito importantes no desenvolvimento de políticas de ‘clusterização’ e na implementação de estratégias de mudanças estruturais ao nível da economia”, realça.
O Cluster do Mar, há dois anos dirigido pela Oceano XXI, representa uma “aposta na investigação e na economia do mar e no trabalho de equipa entre centros de investigação, universidades, empresas e associações empresarias e poderes públicos”, sublinha Ribau Esteves.
Actualmente com os concursos públicos para as obras em desenvolvimento, o Parque da Ciência e Inovação assume, por sua vez, a “aposta na investigação e no desenvolvimento”, envolvendo a Universidade de Aveiro, empresas e municípios da região.
Ribau Esteves aguarda “decisões do Governo sobre o futuro da aposta de desenvolvimento dos pólos tecnológicos e dos clusters em Portugal”. “Após o processo de avaliação que a Secretaria de Estado da Inovação e do Empreendedorismo realizou recentemente, têm de ser tomadas decisões que aprofundem esta jovem aposta nacional”, declarou.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®