As ambulâncias dos Bombeiros Voluntários Espinhenses passam, a partir de hoje, a funcionar com música ambiente, propondo-se testar em que medida a Musicoterapia reduz a ansiedade dos doentes e aumenta o seu conforto nas deslocações até ao hospital.
A medida resulta da iniciativa do comandante da corporação, que, depois de comprovar os efeitos dessa estratégia durante um estágio num serviço de emergência dos Estados Unidos, quis replicá-la em Portugal e pretende agora avaliar os resultados da mesma num universo mínimo de 100 utilizadores.
“É expectável que o estudo venha a mostrar os mesmos resultados positivos que foram observados noutras experiências internacionais do género”, declarou Pedro Louro à Lusa. “A utilização da música nas ambulâncias ainda é uma medida algo incipiente, funcionando sobretudo como um primeiro teste, mas acreditamos que, se a Musicoterapia é bem-sucedida num serviço de emergência, também o há-de ser nas viaturas em que transportamos doentes e vítimas de acidentes”.
Segundo o comandante da corporação, essa política tem-se revelado benéfica em diversas áreas da Saúde, como é o caso do acompanhamento de doentes ventilados, a prestação de cuidados paliativos em doentes terminais, a estadia em salas de espera de Pediatria e nos tratamentos de Quimioterapia a vítimas de cancro.
|