As câmaras municipais de Estarreja e de Oliveira de Azeméis assinaram ontem o Contrato de Empreitada de Alargamento e Beneficiação da Rua do Coxo, situada no limite entre os dois concelhos, na freguesia de Avanca e de Loureiro.
José Eduardo Matos, presidente estarrejense, lembrou que a razão pela qual “entendemos dar a este acto uma importância pública maior tem a ver com o facto de as ruas serem sempre importantes e esta será, porventura, a mais importante que estas duas câmaras farão para aquela população”. “A verdade é que a dimensão de uma obra é sempre proporcional à necessidade de quem lá vive”, disse, reconhecendo que “a rua está em péssimas condições”.
Durante a sessão que decorreu nos Paços do Concelho de Estarreja, José Eduardo Matos recordou que os municípios de Estarreja e Oliveira de Azeméis, embora sejam confinantes, “têm um problema: um fica no Entre Douro e Vouga e o outro no Baixo Vouga e por aí fora, e isso fez com a nossa relação institucional e de trabalho seja zero”.
A seu tempo, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra deliberaram ir para região metropolitana de Aveiro mas, depois, com as alterações legislativas, “aderiram para o Norte e perdemos o contacto, o que quebrou uma relação histórica e cultural com muitos anos”.
|