O grupo de jovens A Tulha manteve a tradição com a realização da Via Sacra. A iniciativa, bianual, realizou-se em 2011 e foi repetida em 2012. “Entendemos que, dado o valor que a época quaresmal representa para os nossos associados e para a população da Gafanha de Aquém, e a vontade desta em contribuir para mais uma recriação da Via Sacra, era nosso dever dar continuidade a este desejo”. Desta vez o grupo optou por não teatralizar todas as estações da Via Sacra mas apenas com a última ceia. Todas as outras etapas foram recriadas recorrendo a projeções que foram visíveis em vários pontos das ruas da parte norte do lugar da Gafanha de Aquém.
Esta atividade envolveu não só os Jovens da Tulha mas também todos aqueles que mesmo não pertencendo aos órgãos da associação decidiram participar como figurantes, com particular relevância para João Jesus a quem coube representar Jesus Cristo.
“Como sempre, esta foi mais uma acção do Grupo de Jovens “a Tulha” que mereceu uma forte adesão por parte da população, o que nos deixa bastante satisfeitos e ao mesmo tempo conscientes da responsabilidade e do papel que temos na nossa Terra”.
É uma atividade que realça e demonstra a ligação estreita da Associação à Igreja e fruto disso foi também a presença do Padre João Manuel que se dirigiu à população no final da Via Sacra, já no interior da Capela. |