Como forma de prevenir a criminalidade nos distritos onde as festividades da Páscoa assumem uma maior preponderância, a Polícia de Segurança Pública (PSP) iniciou, no passado dia 2, a operação “Páscoa Segura 2012”. A operação visa assegurar a segurança das pessoas numa altura do ano que, para PSP, é propícia a um aumento da criminalidade.
Segundo a PSP, este ano tem registado um decréscimo na criminalidade denunciada na ordem dos 3% (dados reflectidos nos meses de Janeiro e Fevereiro), sendo expectável que essa tendência se reflicta de igual forma nesta altura de Páscoa. Apesar destes dados, a PSP tem alertado para as principais medidas que os cidadãos devem considerar para esta altura festiva. Nesse sentido, para a Polícia de Segurança Pública, é importante que se dê especial relevo aos crimes registados contra o património, nomeadamente os roubos na via publica e o carteirismo, que podem reflectir alguns descuidos das pessoas e nessa medida, estas serem referenciadas pela sua vulnerabilidade.
A PSP aconselha aos cidadãos, principalmente às senhoras, que utilizem as malas de mão ou a tiracolo na zona interior do passeio e nunca na parte de fora, aconselha também que fechem convenientemente as malas e as carteiras e, se vão viajar de transportes públicos, principalmente os homens, não utilizem as carteiras nos bolsos traseiros das calças.
Por fim, a PSP relembra que, por exemplo, os objectos esquecidos no interior dos carros e visíveis do exterior são factores que potenciam os assaltos, que as residências vazias e com as caixas de correio cheias de publicidade dão claro indício de ausência dos proprietários e que os transportes públicos com as carreiras mais turísticas são igualmente os mais apetecíveis para os carteiristas.
|