A Câmara Municipal de Águeda enviou uma carta às Juntas de Freguesia de Agadão, Ois da Ribeira e Valongo do Vouga denunciando as delegações de competências da autarquia nestas Juntas. A informação foi confirmada ontem ao Diário de Aveiro por Gil Nadais, o presidente da autarquia socialista, que justifica esta posição com facto de a delegação de competências ser “um acto livre e voluntário”.
“Face à atitude dos presidentes destas Juntas que consideram a câmara hostil, e que se mostram sempre contra as actividades da câmara, pareceu-nos que o mais correcto é que não desempenhem, então, funções, que competem à câmara, como determina a legislação”, acrescentou Gil Nadais.
Quem ficou em “brasa” com esta decisão foi a oposição social-democrata, dizendo que a autarquia toma esta atitude “sem qualquer razão de carácter económico, mas fundamentando-se apenas no posicionamento dos presidentes de junta”. Para Paula Cardoso, líder do PSD/Águeda, trata-se de “retaliações irresponsáveis” e de uma forma de “vingança”.
“É assim, que a Câmara Municipal resolve deliberadamente prejudicar as populações daquelas freguesias, porque não admite que os seus representantes (Junta) eleitos pelo mesmo povo que o elegeu, expressem de forma livre as suas opiniões”, refere a dirigente social-democrata.
|