Dois homens e uma empresa estão a ser julgados, no Tribunal de Estarreja, por um acidente fatal que resultou na morte de um trabalhador, há mais de quatro anos atrás. Se os magistrados concluírem que tiveram culpa, poderão ser condenados a penas de prisão.
Os arguidos estavam presentes no momento em que Manuel Guimarães, de 36 anos, perdeu a vida, ao ser colhido pela máquina que José Leite manobrava. O Ministério Público deduziu, assim, acusação contra este trabalhador, não deixando, também, de responsabilizar o seu patrão pelo acidente, que ocorreu a 30 de Novembro de 2007.
Pelas 11.15 horas, concentravam-se, na fábrica de plásticos Covermate, na Zona Industrial de Estarreja, diversos operários que trabalhavam sob ordens e orientação da empresa Germano Araújo Lda, de Abação (Guimarães), de onde era a vítima mortal. Esta empresa designara o seu gerente, Germano Araújo, “para dirigir os trabalhos integrantes na referida obra, nomeadamente a instalação e coordenação dos equipamentos a utilizar, os quais: plataforma elevatória de tesoura e aparafusadora eléctrica”, refere o despacho de acusação, que o Diário de Aveiro consultou.
|