Já está no terreno a empreitada de defesa, requalificação e valorização ambiental da área marginal da Ria, da Ribeira de Pardelhas aos Ameirinhos, na Freguesia da Murtosa. Faz parte da “estratégia de reabilitação da zona ribeirinha do Município da Murtosa, que visa, primariamente, a reparação e consolidação das motas de proteção e, por via dessa intervenção, a criação de condições para a fruição, a pé ou de bicicleta, dos espaços naturais por parte dos cidadãos”. A obra foi adjudicada à empresa Brimo-Britas de Mouquim, de Oliveira de Azeméis, pelo valor de 898 mil euros.
A intervenção, que se estenderá por cerca de 2800m, desde o Cais da Ribeira de Pardelhas até aos Ameirinhos, passando pelo Cabo Sobeira, consiste, essencialmente, na consolidação das margens, através da colocação de enrocamento em pedra nas zonas onde é sentida, de forma direta, a influência das marés, e no reperfilamento da crista da mota de proteção, por forma a constituir uma plataforma, com 3 metros de largura, que permitirá, de forma segura, a circulação a pé e de bicicleta. Também os caminhos rurais, que se desenvolvem contíguos à referida mota, serão beneficiados, melhorando as condições de circulação para os equipamentos agrícolas, bem como para os peões e ciclistas que deles usufruam.
O percurso será dotado de um conjunto de equipamentos de informação aos utilizadores, bem como de observatórios, localizados em pontos considerados estratégicos, que permitirão desfrutar, visualmente, do ecossistema envolvente, numa estratégia de expansão do percurso nascente do NaturRia, potenciando as vertentes do ecoturismo e do “birdwatching”. |