Para a Turismo Centro de Portugal, o convite dirigido pela Bolsa de Turismo de Lisboa à TCP como destino convidado em 2013 é sinal que confirma o sucesso da estratégia de ação no setor. No rescaldo do certame em 2012, Pedro Machado faz balanço positivo pela dinâmica do espaço animado durante cinco dias na FIL garantindo, dessa forma o cumprimento da meta traçada para este ano e que passa por “comunicar o destino, e aumentar a sua notoriedade”.
Durante esses cinco dias destaque para o lançamento do novo filme promocional do Centro de Portugal, com a assinatura “do Centro tudo se vê”, a operacionalização de parcerias públicas e privadas na organização do programa de animação, com o envolvimento de aproximadamente 40 parceiros, a participação ativa das Comunidades Intermunicipais da Região de Aveiro e de Dão Lafões, com balcões informativos próprios instalados no stand TCP, e a apresentação de projetos.
Conforme declarações de Pedro Machado “Durante o ano 2011, o sector do turismo gerou na região Centro um volume de negócios de aproximadamente 187 milhões de euros, valor que demonstra claramente a importância desta indústria na economia regional. As dormidas e os proveitos turísticos tiveram um desempenho positivo, à semelhança dos resultados obtidos nos anos anteriores. O Centro é um destino consolidado para o mercado interno e mercado externo de proximidade. É também um destino com forte atratividade para mercados que ganham um peso cada vez mais significativo na receita turística nacional – como é o caso do mercado Brasileiro". |