O PSD já assumiu oposição à redução. A Comissão Política da Secção de Estarreja do PSD diz que apesar da evolução registada e que poderia implicar uma redução menos profunda - define-se agora a redução obrigatória de 2 freguesias – não aceita a decisão recusando qualquer tipo de redução de freguesias no Concelho de Estarreja.
Justifica essa posição dizendo que na proposta de lei sobre a Reorganização Administrativa Territorial Autárquica “não foi tido em conta o generalizado sentimento (pelo menos ao nível do Distrito de Aveiro) de oposição aos princípios contidos no Documento Verde da Reforma da Administração Local”.
Lamenta, ainda, que o Governo avance com esta reforma e deixe para trás os 3 restantes eixos da Reforma (Sector Empresarial Local, Gestão Municipal, Intermunicipal e Financiamento e Democracia Local).
O PSD de Estarreja diz acreditar que os argumentos ainda possam vir a ser atendidos para evitar uma medida que considera “inoportuna no tempo, infeliz no modo e errada no motivo”. |