A cerâmica centenária de Ílhavo terminou 2011 com um lucro de nove mil euros, depois de um prejuízo de 3,7 milhões um ano antes.
O mercado externo foi o grande impulsionador para o sucesso da empresa visto que no mercado português as vendas cairam mais de 11%, para cerca de 23 milhões de euros. Em comunicado a Vista Alegre Atlantis refere que o mercado interno “tem vindo a perder dinamismo nos últimos anos fruto do ambiente económico adverso à aquisição de bens de consumo duradouro”.
Balanço final, o volume de negócios da Vista Alegre, que desde 2009 é controlada pela Visabeira, aumentou de 6,2%, para 53,9 milhões de euros, mais de metade dos quais conseguidos graças às vendas para fora do país, que cresceram 25% e chegaram quase aos 31 milhões de euros e representam assim 57% do volume de negócios total.
A Vista Alegre tem uma forte presença em países como Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos e Brasil (onde a empresa constituiu uma nova empresa em Julho passado, a VAA Brasil).
A titulo de exemplo, na Alemanha as vendas aumentaram 33% e nos Estados Unidos cresceram 49%.
Reino Unido, República Checa e Bélgica foram países onde a cerâmica conseguiu recuperar, ao mesmo tempo que entrou em novos mercados, como no Chile, em Singapura e na Tunísia.
2011 fica assim marcado com saldo positivo, a Vista Alegre volta a apresentar lucros, ao fim de nove anos de prejuízos que levaram a Visabeira a aplicar um plano de contenção de custos em 2010 e a reforçar, no ano passado, as vendas no mercado externo. |