O Porto de Aveiro promove, hoje, mais uma conferência subordinada ao tema “E-80, Corredor Multimodal para a Europa”. Desta vez, o encontro decorre no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. A conferência surge integrada no projecto “Intermodality E-80”, que se insere no Programa Marco Polo II, no âmbito das medidas de aprendizagem comuns. A sessão de abertura, a cargo de José Luís Cacho, Presidente do Porto de Aveiro, tem início previsto para as 10:00.
O primeiro painel sob o tema “Desafios futuros para o desenvolvimento do corredor E-80” terá como moderador José Ignácio Sánchez Macías, da Universidade de Salamanca.
Luís Valente de Oliveira, Coordenador Europeu do Projecto "Auto-Estradas do Mar”, abordará o tema “Balanço da Política Europeia de Transportes - a promoção da intermodalidade e o estado de arte dos principais corredores europeus. Os novos desafios para o corredor E-80, com a Política Europeia de Transportes 2014-2020”.
“A importância estratégica do desenvolvimento do Corredor Ferroviário Aveiro-Salamanca-Irún. Contributos para o reforço da intermodalidade no corredor E-80 e para a competitividade dos portos da fachada atlântica” e a “Intermodalidade no Corredor E-80: Uma solução possível e competitiva” são temas para o encontro durante a manhã.
O Projeto Intermodalidade E-80 é uma iniciativa conjunta da Zaldeza (Zona de Atividades Logísticas de Salamanca), do Porto de Aveiro e do Porto de Leixões, que visa identificar os entraves à intermodalidade e promover o desenvolvimento de soluções logísticas de base ferroviária. |