Mais roubos violentos e os idosos como alvo. A GNR diz que os números de 2011 provam essa realidade. Este é um dos grupos mais vulneráveis e, por isso, um dos que exige mais atenção. Dados revelados pela GNR e que obrigam a uma estratégia específica.
Os idosos estão cada vez mais na mira dos ladrões, assistindo-se por vezes com roubos violentos. Os assaltos por esticão são outra forma de atuação que começa a aparecer muito nas queixas. O balanço de 2011 da GNR de Aveiro já dá conta disso mesmo. “Subiu um pouco nos roubos por esticão. Estamos atentos. Os agentes criminosos procuram novas formas de criminalidade”, explica o Tenente-Coronel Coutinho Almeida, comandante territorial de Aveiro.
A GNR tem feito da sensibilização uma das armas principais para reduzir o risco de roubos e furtos a idosos, divulgando medidas de prevenção que podem ser úteis, por exemplo nas Juntas de Freguesias e párocos.
”As vítimas são pessoas idosas e são pessoas que não seguem as notícias nos meios de informação. Tivemos uma ideia de difundir a informação através dos párocos”.
A GNR faz chegar conselhos a idosos para não terem consigo grandes quantidades de dinheiro ou objetos de valor em casa ou na rua. |