domingo, 24 de Novembro de 2024  03:29
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ensopado de Cação

Ensopado de Cação

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume a refogar em azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-02-2012

Paulo Cavaleiro defende estudo com vista à requalificação da Linha do Vale do Vouga.


O deputado do PSD Paulo Cavaleiro, eleito pelo círculo de Aveiro, defendeu hoje, no plenário da Assembleia da República, a ...

O deputado do PSD Paulo Cavaleiro, eleito pelo círculo de Aveiro, defendeu hoje, no plenário da Assembleia da República, a modernização da Linha do Vale do Vouga. Na defesa do Projeto de Resolução do partido sobre a matéria, o parlamentar social democrata afirmou que o potencial da linha poderá tornar-se “num exemplo de sustentabilidade”. O Projeto de Resolução foi aprovado, com os votos do PSD e do CDS-PP.

Paulo Cavaleiro acredita que a ligação à Linha do Norte, em Espinho, com a consequente eletrificação, “é hipótese que pode e deve ser considerada”, porque a Linha do Vouga “tem muito potencial, já que passa por grandes aglomerados populacionais e beneficiou de investimentos recentes”.

O deputado aveirense admitiu as fragilidades atuais da linha, como a já falada falta de ligação à Linha do Norte e a antiguidade do material circulante, mas acredita na requalificação. O eventual alargamento do título intermodal “Andante” ao sul da Área Metropolitana do Porto (AMP), nomeadamente à região de Entre Douro e Vouga, é defendido por Paulo Cavaleiro. “A população poderia ficar servida de comboios até ao Porto, enquanto o "Andante” poderia constituir-se como um bilhete de identidade ou um título de cidadania metropolitana”, disse, a esse propósito, na intervenção no Plenário.

Paulo Cavaleiro lembrou que o ministro da Economia dissera, no Parlamento, que se houvesse privados interessados, o Governo admitiria manter em funcionamento as linhas férreas que agora se propõe encerrar. “Foi com base nesta abertura que o PSD apresentou o Projeto de Resolução”, sublinhou o deputado aveirense, lembrando que o troço Águeda/Aveiro da Linha do Vouga não tem alternativa rodoviária. Sublinhando que a Linha tem duas realidades distintas, as ligações Espinho/Águeda e Águeda/Aveiro, lembrou que nesta última, desde setembro de 2010 houve um aumento considerável de passageiros, graças a ajustamentos nos horários. Nesse contexto, defendeu que “o Governo deve avançar com estudo, juntamente com as câmaras municipais e outros parceiros, com vista a avaliar a requalificação e modernização da linha”, concluiu Paulo Cavaleiro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®