O grupo de teatro “Pimenta e Mel”, da escola EB 2,3 Castro Matoso, de Oliveirinha, levou anteontem à cena uma peça de teatro para utentes de várias instituições do concelho.
A peça, intitulada “Feira da Vida”, dividiu-se em dois actos: no primeiro, uma feira onde era possível a aquisição, não de comum equipamento têxtil, como meias ou cuecas, mas de valores humanos, positivos e negativos. Bondade, generosidade ou piedade, do lado positivo; vaidade, fama e poder, do negativo. Num segundo acto, um julgamento, a determinar o caminho a tomar depois da morte (o paraíso ou o inferno). Este segundo acto trouxe à memória Gil Vicente e, particularmente, a sua obra “Auto da Barca do Inferno”.
O objectivo mais imediato para quem assistia à representação teatral era “divertir”, segundo Fátima Santiago, uma das responsáveis pela redacção, ensaios e guarda-roupa da peça. Um objectivo mais profundo passava por “alertar para o facto de que a vida é uma passagem”, salienta, acrescentando: “Muitas vezes as pessoas andam preocupadas com ambição, poder, desejos de fama, glória, quando, afinal, todos acabamos por morrer”.
|