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07-02-2012

Estudo: Um terço dos adeptos do Beira-Mar não conhece patrocinador principal.


De acordo com o estudo “A influência do patrocínio no comportamento dos adeptos: O caso do futebol profissional”, divulgado esta ...

De acordo com o estudo “A influência do patrocínio no comportamento dos adeptos: O caso do futebol profissional”, divulgado esta tarde pelo IPAM – The Marketing School, durante a conferência “Marketing e Consumption. What Future”, mostra-se que 36,7 por cento dos adeptos do Beira-Mar e da Académica desconhece o nome do patrocinador principal dos respectivos emblemas. O estudo mostra que o número de vezes que os adeptos assistem a partidas no Municipal de Aveiro e no Cidade de Coimbra e o facto de ser, ou não, sócio são variáveis sem influência directa na percepção, intenção de compra e recomendação dos patrocinadores principais dos dois clubes da região Centro.

Por outro lado, o estudo revela que a intenção de compra de produtos do patrocinador por parte do adepto está correlacionada com o grau de envolvimento com o clube.

Os fãs acérrimos dos clubes são aqueles que criam uma relação positiva face ao patrocinador principal do seu clube e não tem dúvidas em recomendar e até comprar produtos desse mesmo patrocinador.

De acordo com os resultados obtidos, se um adepto é fã incondicional de um clube torna-se um fã incondicional do patrocinador dessa equipa. Por essa razão, cria automaticamente barreiras em relação aos clubes rivais e por inerência aos respectivos patrocinadores.

Pedro Mendes, autor da tese de doutoramento apresentada na Universidad Rey Juan Carlos, em Madrid, e docente do IPAM - The Marketing School, refere que “no caso português, não é por acaso que certas marcas optam por patrocinar em simultâneo os três clubes de referência (Benfica, Porto e Sporting) ou ainda por patrocinarem competições em detrimento de um clube específico”. O impacto da dimensão "fã" destacada no trabalho de investigação tem tido grande impacto no mercado espanhol. “O patrocínio da empresa Teka ao Real Madrid é um exemplo flagrante da força das rivalidades entre emblemas. Os adeptos do Barcelona reagiram de forma negativa deixando de comprar produtos desta marca, tendo-se registado uma diminuição drástica do volume de vendas da Teka na região da Catalunha” revela o investigador.

O estudo “A Influência do Patrocínio no Comportamento dos Adeptos: O Caso do Futebol Profissional” resulta de um inquérito efectuado a 278 espectadores durante jogos disputados pelo Beira-Mar e pela Académica de Coimbra, durante a temporada 2010/11. O estudo pretende ser um “pontapé de saída” para uma análise mais vasta sobre as acções de patrocínio no desporto em Portugal.


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