A AD Vagos apurou-se para os quartos-de-final da Taça de Portugal em basquetebol feminino ao vencei o Académico por 59-49. A equipa do Porto conseguiu dominar a partida no primeiro período mas depois deu-se a reação vaguense. O segundo período veio mostrar toda a autoridade da AD Vagos apesar do Académico continuar a mesma estratégia defensiva. Mais serenas em ataque planeado e mais rápidas nas transições, as pupilas de Nuno Ferreira impuseram um ritmo elevado e não mais deixaram de liderar o marcador, saindo para os balneários com uma vantagem de 13 pontos (35-22).
À entrada do derradeiro parcial, a vantagem de 20 pontos do conjunto de Vagos parecia sentenciar a partida. Mas eis que a formação de Eugénio Rodrigues volta a forçar várias falhas da AD Vagos em ataque e reduz para 12 pontos de diferença (2 triplos seguidos de Donica Cosby).
E o desastre parecia não ter fim. Na primeira dúzia de ataques, a AD Vagos apenas converteu 5 pontos, falhando cestos atrás de cestos. Sorte que o Académico desaproveitou vários contra-ataques. A dois minutos do fim, a AD Vagos sacode a fase mais negra na partida e converte dois cestos seguidos que lhe dão margem de manobra até ao final da partida, acabando por ganhar sem contestação mas muito longe de ter feito uma exibição convincente, somando muitos erros ofensivos e alguma passividade na defesa. |