A Autoridade de Gestão atribuiu à ADRITEM cerca de 2,2 milhões de euros, a adicionar aos 8,7 milhões inicialmente conferidos para a implementação do Sub-Programa 3 do PRODER em “Terras de Santa Maria”, definida pelas Freguesias rurais de Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Gondomar e Valongo. Desta forma, quase 11 milhões de euros de despesa pública, sobre a forma de subsídio não reembolsável, permitem que a ADRITEM apoie pequenos investimentos na área do turismo, criação e desenvolvimento de microempresas e actividades complementares à exploração agrícola e, ainda, projectos de índole cultural, social e de valorização do património rural neste território. Decorridos dois concursos (2009 e 2010), estão já comprometidos 5,5 milhões de euros em 47 projectos aprovados pela ADRITEM, que no final de 2011 promoveu o 3.º concurso, cujo prazo para a apresentação de candidaturas termina em 31 de Março de 2012. Este, que deverá no actual quadro comunitário, consistir na última oportunidade para apresentação de projectos de investimento à ADRITEM no âmbito do PRODER, terá um reforço financeiro da dotação disponível em cada acção, em face da reserva de eficiência agora atribuída a esta entidade. Através da ADRITEM, estas Freguesias rurais irão beneficiar entre 2008-2013 de um investimento total de cerca de 19 milhões de euros para a diversificação da economia, criação de emprego e melhoria da qualidade de vida das populações. O Presidente da ADRITEM e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, congratulou-se com este reforço de verbas e destacou que das 47 entidades gestoras da “abordagem Leader”/ Sub-Programa 3 do PRODER ao nível nacional, apenas 20 foram premiadas com este reforço financeiro proveniente da reserva de eficiência do programa. A ADRITEM, fundada no actual quadro comunitário pelos Municípios de Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira para captar os apoios ao desenvolvimento rural, é a única entidade nova neste panorama, "viu reconhecida a sua eficiência com a atribuição deste reforço financeiro". |