O Sindicato de Professores da Zona Centro crítica a reorganização curricular. Diz que vai perder-se “uma oportunidade soberana para o debate profundo sobre uma matéria de magna importância como são os curricula”. Termina, hoje, o tempo de debate público que o Ministério da Educação e Ciência concedeu para analisar a reorganização.
O sindicato coloca as questões no condicional por considerar que esse objetivo só teria sido alcançado com “um verdadeiro debate nacional sobre o que verdadeiramente está em causa e que deveria ter por base não apenas uma mera reorganização curricular mas um profundo debate sobre o currículo”.
Para a estrutura sindical do Centro “é com uma enorme decepção que o SPZC constata que se perdeu mais uma oportunidade de encontrar no currículo, meios não só para promover outras aprendizagens como para melhorar as já dele constantes”.
Considera que acaba por se tratar “tão só uma alteração episódica e voluntarista apenas subsumida a um único objetivo aritmético e de redução de custos”.
O SPZC manifesta rejeição em relação a algumas das medidas propostas, “nomeadamente o fim do par pedagógico em EVT, a eliminação do desdobramento das Ciências da Natureza no 2.º ciclo, a alteração do modelo de desdobramento das Ciências Experimentais no 3.º ciclo, a eliminação da disciplina de formação cívica nos 2.º e 3.º ciclos”. |