Estão escolhidos os representantes do Instituto Duarte Lemos na fase final distrital do Parlamento dos Jovens. Após a aprovação do Projeto de Recomendação, foram eleitos os três deputados que representarão o Instituto Duarte de Lemos na Sessão Distrital, tendo sido escolhidos pelos seus pares os alunos João Beirão, Telmo Marques e Carolina Vidal, ficando esta última como deputada suplente, que embora participe de pleno direito na Sessão Distrital.
Como candidata do Instituto Duarte Lemos à Mesa da Sessão Distrital os deputados elegeram a aluna Vitalina Mariya I Khom yak.
A fase escolar, subordinada ao tema “Redes Sociais: Combate à Discriminação”, mobilizou mais de cinco dezenas de alunos diretamente envolvidos e cinco listas concorrentes. Teve como momentos mais significativos o debate entre as cinco listas de candidatos, o ato eleitoral destinado a eleger os 31 deputados à Sessão Escolar e naturalmente a referida sessão, onde foram eleitos os representantes finais do Instituto Duarte de Lemos a nível distrital.
Na sessão do dia 20 de Janeiro foram encontradas três propostas de recomendação do projecto do Instituto Duarte de Lemos. A criação pelo Ministério da Educação e Ciência de um prémio anual, destinado às escolas, para escolha da melhor campanha de sensibilização para o combate aos vários tipos de discriminações, dirigida às redes sociais; a criação pelo Ministério da Educação e Ciência de uma rede social destinada exclusivamente a estudantes do ensino básico e secundário e professores a nível nacional e a inclusão, de forma transversal, nos programas das várias disciplinas das temáticas do correto uso da Internet e das redes sociais na formação das crianças e jovens.
A fase distrital está agendada para dia 12 de Março. |