quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  21:52
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-01-2012

Ribau Esteves diz que reforma do poder local não se justifica com as dívidas mas com ganhos de escala.


Ribau Esteves considera que as notícias sobre as dificuldades financeiras dos municípios em Portugal são parte de uma operação de ...

Ribau Esteves considera que as notícias sobre as dificuldades financeiras dos municípios em Portugal são parte de uma operação de comunicação. O autarca de Ílhavo defende uma reforma mas diz que essa reforma não deve ser apenas consequência das dívidas.

Nas últimas horas voltou a sair a informação de que há 38 municípios em Portugal à beira da falência e admite-se um problema idêntico ao "buraco" da Madeira.

Admite-se que a dívida das autarquias poderá chegar aos 8 mil milhões de euros. Só o valor de dívida, a curto prazo, chega aos 1.500 milhões.

Ribau Esteves considera que os problemas do Estado não estão nas Câmaras Municipais. “Acho inadmissível para que alguém monte operações de comunicação para que venham as dívidas. O poder local precisa de reforma mas não por ter dívidas. Por vivermos o tempo de recursos escassos e termos uma aprendizagem que obriga esta componente do Estado a ser melhor. Apenas 4% deste problema financeiro são culpa da administração local”.

Sobre as câmaras nessa situação, o autarca de Ílhavo não esconde que Aveiro tem tido reconhecidas dificuldades mas que na região não haverá casos dramáticos.

“Não falo de problemas de municípios. É pública a situação dos 11 Municípios e sabemos que há um que tem problemas particularmente complexos. Globalmente os municípios estão bem geridos e têm contas equilibradas. Não somos uma região problema e os municípios têm sustentabilidade financeira. Acho que devíamos ter fusão para ter mais massa crítica e mais escala financeira”, declarou o autarca.

A reforma da Administração Local deverá passar pelo reforço das comunidades intermunicipais vista já como passo intermédio para a regionalização.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®