A Câmara Municipal de S. João da Madeira apresenta, esta segunda-feira, às 11 horas, o projeto “Circuitos pelo Património Industrial”. Iniciativa que tem por missão projetar a cidade através de uma nova dimensão turística, pioneira a nível nacional, com a promoção do Turismo Industrial.
A apresentação estará a cargo do presidente da autarquia, Castro Almeida, num evento que irá decorrer nas instalações do Museu da Chapelaria e que contará com a presença de Cecília Meireles, secretária de Estado do Turismo.
S. João da Madeira é conhecida como cidade do trabalho. E desde há algum tempo que a autarquia local tem feito um esforço para preservar algum do património industrial mais emblemático. O museu da Chapelaria, instalado numa antiga fábrica, único na Península Ibérica, é um bom exemplo disso.
Mais vai ter continuidade com a transformação de parte da antiga metalúrgica OLIVA para as chamadas indústrias criativas. Os privados colaboram na dinamização dos circuitos turísticos pelo património industrial.
Uma das passagens obrigatórias é a fábrica de lápis VIARCO, a única ainda a laborar em Portugal e das poucas na Europa.
O calçado, que tem ali um dos seus principais núcleos, também integra o roteiro apresentado pelo vereador Ricardo Oliveira. “Pode ser visitado o Museu da chapelaria, cortadoria, fábrica de filtros para chapéus, fábrica de calçado, de lápis e uma fábrica de passamandarias”. Do ponto de vista das empresas há vantagens no intercâmio porque cumpre uma obrigação social mas a visita dos turistas aumenta a auto-estima dos trabalhadores”.
A secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, toma parte, esta manhã, na primeira visita dos circuitos pelo património industrial de São João da Madeira. O concelho recebe no final do ano o 4º Congresso Europeu de Turismo Industrial. |