Associações de dadores de sangue de todo o país assistem, hoje, na Assembleia da República à votação do Projeto do Estatuto do Dador de Sangue Nacional numa altura em que é reclamada a reposição das isenções para dadores nas taxas moderadoras. A ADASCA já confirmou presença em Lisboa com a entrega de um abaixo-assinado com 4600 assinaturas que exige a reposição da isenção de Taxas Moderadoras.
Este conjunto de associações vai assistir ao debate em Lisboa e promete efetuar “todas as diligências consideradas necessárias junto dos responsáveis dos vários quadrantes políticos, bem como junto do Ministério da Saúde e do Instituto Português do Sangue e Transplante, com vista ao objetivo”.
As ações contemplam a apresentação de votos de protesto de dezenas de Associações versus Grupos de Dadores de Sangue de âmbito nacional por força das milhares de assinaturas recolhidas, numa posição de representação dos dadores de sangue que por sua vez vêm manifestando vontade de deixarem de efetuar a sua dádiva de sangue regular, pondo em risco o de alguma forma o funcionamento dos hospitais entre outros serviços onde é necessário recorrer a transfusões de sangue e seus derivados. |