O muro do Canal Central da Ria de Aveiro, nas traseiras da antiga Capitania, que desabou em 2005 vai começar a ser recuperado nos próximos dias. A Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC), responsável pela obra, assinou o contrato de adjudicação no passado dia 11. Para hoje está prevista a consignação da empreitada e uma reunião de trabalho com autarcas locais para preparar o começo da intervenção.
Segundo a instituição presidida por Teresa Fidelis, o arranjo do muro está orçado em 96.777 euros (acrescidos de IVA) e tem um prazo de execução de 90 dias.
A ARHC refere que o objectivo da empreitada é “reabilitar um troço de muro que se encontra em risco de derrocada”. “A urgência desta intervenção”, acrescenta o organismo, “decorre do facto de constituir perigo para as embarcações que aí circulam, principalmente as turísticas que usam o respectivo canal no seu percurso”.
De acordo com este instituto público tutelado pelo Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, a solução técnica adoptada para o local consiste na colocação de uma estrutura em betão armado que vai garantir “estabilidade às zonas laterais do canal”.
|