A paróquia da Costa Nova retomou uma tradição “adormecida” há 54 anos e celebrou as festas em Honra de Santo Amaro. As celebrações aconteceram, este domingo, dia 15 de Janeiro, dia em que a Igreja lembra Santo Amaro numa procissão pela praia da Costa Nova, com oração e bênção do mar.
A última vez que se conta Santo Amaro ter sido celebrado na Costa Nova, remonta ao ano de 1957. Ontem, 54 anos depois, a paróquia da Costa Nova retomou a tradição e celebrou o santo que tem como padroeiro dos pescadores, dos navegantes e das suas embarcações.
Depois da Eucaristia, na Igreja da Costa Nova, a comunidade juntou-se em procissão pelas ruas e pela praia da Costa Nova. Na praia, onde a comunidade orou a Santo Amaro, o pároco, Padre Ângelo Silva, procedeu a uma bênção do mar, estendida também à ria e principalmente a todos aqueles têm o mar ou a ria como sustento das suas famílias.
Santo Amaro, ou São Mauro como também é conhecido, foi um abade, discípulo de São Bento, que viveu no século quarto. A ligação que a comunidade da Costa Nova estabelece entre Amaro e o mar, prende-se com um episódio da sua vida em que este, vendo que o seu amigo, São Plácido, se estava a afogar nas águas e movido pela sua fé no evangelho, caminha sobre águas e salva-o. |