O Grupo Parlamentar do PSD apresentou na Assembleia da República um projeto de resolução que recomenda ao governo que estude uma alternativa que viabilize a requalificação e modernização da Linha Férrea do Vouga, tendo como pressuposto a sua sustentabilidade.
“A viabilização da modernização desta linha com efetivo potencial poderá transformar este meio de transporte numa referência e exemplo de sustentabilidade, se se souber dar responsavelmente o passo certo, em associação com os parceiros adequados e com benefício das populações locais e das contas públicas”, pode ler-se no documento.
O deputado Paulo Cavaleiro propôs, na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas, a realização de um estudo aprofundado sobre a sustentabilidade da linha férrea, tendo por base o Plano Estratégico dos Transportes.
Na sua opinião, o trajeto da Linha do Vouga “tem potencial, até porque passa por grandes aglomerados populacionais e beneficiou recentemente de consideráveis investimentos do estado”.
Defendeu, por isso, que o governo deve avançar com um projeto, juntamente com as câmaras municipais e outros parceiros, para a sua requalificação.
Também a deputada aveirense Paula Cardoso se referiu ao Projeto de Resolução, concretamente no que toca ao troço Águeda-Aveiro da Linha do Vouga. “A linha do Vouga “não é, de todo, inviável, nem insustentável, nem desnecessária, condições essenciais para que se tome uma decisão”, afirma Paula Cardoso. |