A Marca Centro de Portugal, através da Agência Regional de Promoção Turística do Centro, apresenta-se na Feira de Turismo “VAKANTIEBEURS 2012”, que se realiza de 11 a 15 Janeiro, na cidade de UTRECH, na Holanda. No âmbito da feira, e antecipando a sua abertura ao público, decorre no dia 10 de Janeiro o “Dutch Tourism Expo”, encontro técnico com operadores, empresários do sector turístico, agentes de viagens e imprensa. Esta acção profissional funciona como uma bolsa de contratação, criando oportunidades de negócio. Conforme dados disponibilizados em Novembro 2011, pelo Turismo de Portugal, o mercado holandês é o 6.º mercado para Portugal ao nível da procura externa, e enquanto gerador de receitas. Até Setembro 2011, e comparativamente com o ano 2010, o número de hóspedes holandeses cresceu 12,6 por cento, as dormidas +10,1 por cento, e as receitas aumentaram em 4,7 por cento. No Centro de Portugal, e até Outubro 2011 (em comparação com o período homólogo anterior), os indicadores “hóspedes” e “dormidas” apresentam um crescimento de 17,5 por cento e 11 por cento, respectivamente. Segundo declarações de Pedro Machado, responsável pela promoção interna e externa da marca, e presente na Vakantiebeurs 2012: “A acção promocional da Marca Centro de Portugal na Holanda visa interagir com o sector profissional, imprensa especializada, assim como, com o público em geral. O mercado holandês tem uma afinidade especial com a região Centro, nomeadamente na dinamização das actividades associadas ao produto Turismo de Natureza. Os dados de 2011 confirmam o interesse deste mercado pelo território Centro de Portugal”. |