A Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro aprovou, por maioria (nove abstenções e 16 votos a favor), uma moção que apela à solidariedade institucional do poder local concelhio e nacional, no sentido de que todos os titulares de cargos políticos nas Assembleias Municipais contribuam com o valor de uma senha de presença, como forma de ajudar, solidariamente, para a minimização dos danos que afectam os madeirenses.
A moção do CDS/PP, apresentada pelo deputado André Chambel, vai ser comunicada à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e à Associação Nacional de Freguesias (ANFRE) para que este organismo possa criar ou indicar as contas para onde possam ser enviados os valores correspondentes às respectivas senhas de presença.
De acordo com André Chambel, pretende-se agora que a ANMP e à ANFRE difundam a informação a todos os municípios e freguesias do país.
Este deputado recorda que “em consequência da catástrofe que fustigou a Ilha da Madeira, os madeirenses e respectivos municípios e o Governo Regional enfrentam uma árdua tarefa de recuperação e reconstrução, à qual não pode faltar a solidariedade de todos os portugueses. Por isso, todos os portugueses têm responsabilidade, ao menos moral, de promover a coesão social e a mobilização de medidas eficazes com vista à minimização dos prejuízos resultantes da mencionada tragédia”.
Acrescenta ainda que “a participação cívica institucional é uma forma de contribuição prioritária para a transformação destes ambiciosos objectivos em realidade”.
Recorde-se que uma moção de teor semelhante, mas tendo como destinatário o povo do Haiti, foi chumbada, na quinta-feira, em reunião de Câmara.
|