A Quinta do Marinheiro, onde se insere a Casa Museu Egas Moniz, na Vila de Avanca, está a ser alvo de uma requalificação paisagística. Os serviços municipais procederam à plantação de 20 árvores e à recuperação da margem do Rio Gonde.
Primeiro foram plantados 10 azevinhos, agora a Câmara Municipal cultivou mais 6 freixos, 5 bétulas, 5 amoreiras e 4 carvalhos, dotando a Quinta de elementos naturais e autóctones que a vão tornar mais atractiva e valorizando o espaço natural que enquadra a Casa Museu do único Prémio Nobel da Medicina português.
A requalificação paisagística da Quinta do Marinheiro vai ter o seu auge no próximo ano com a renovação do património arbóreo-arbustivo, onde vai ser utilizada vegetação autóctone. A reestruturação do jardim principal, a recuperação do pomar, a orla de autóctones, a galeria ripícola, a clareira de merendas e os diversos jardins temáticos são as principais áreas de intervenção que vão permitir uma valorização paisagística, ambiental e social do espaço, obrigando ao abate de algumas árvores que apresentam problemas fitossanitários.
Estas acções inserem-se no Plano de Valorização do Património Arquitectónico e Paisagístico da Quinta do Marinheiro. |