O centenário jornal “O Concelho de Estarreja” passa a ter lugar no Arquivo Municipal. A autarquia celebrou um acordo com os herdeiros que preserva 110 anos de história. Estima-se que sejam cerca de 4 mil as edições do jornal “O Concelho de Estarreja” que a Câmara Municipal tem agora sob a sua responsabilidade. O presidente do Município de Estarreja, José Eduardo de Matos, e João Sousa Mota, representante da família proprietária do jornal, assinaram o protocolo que formaliza a transferência da coleção centenária para o Arquivo Municipal.
A Câmara Municipal está grata à Família “que encontra uma maneira de potenciar o que é seu e que pode ser visto por mais pessoas, com mais condições e segurança preservando um património único”, reconheceu José Eduardo de Matos.
O processo não será imediato, uma vez que as centenas e centenas de exemplares vão sofrer um “trabalho laborioso” que passa pelo “recenseamento, limpeza, ordenação, tratamento intelectual, catalogação e digitalização” conforme explicou a arquivista Norvinda Leite.
A informação será disponibilizada ao público em formato eletrónico, uma vez que “os originais são documentos facilmente deterioráveis, já estão muito frágeis e vamos tentar preservar a longevidade deles”, explicou a técnica. A “conservação desta coleção tão rica de 110 anos de história e de memória do concelho, do povo, do país” não só permitirá o acesso à cultura de um povo, como também salvaguardará o património para as gerações futuras.
João Sousa Mota praticamente nasceu no jornal e tinha o “desejo antigo” de criar condições para a preservação do espólio que retrata a “história nacional mas principalmente concelhia”, assim surgindo este “casamento feliz”, comentou.
O Concelho de Estarreja foi fundado em 1901 pelo Prof. Doutor Egas Moniz, pelo Mestre-régio João Manuel de Saavedra Guedes, com a colaboração de Agostinho Ferreira de Matos. |