Élio Maia acredita que 2012 vai ser ano de obras em Aveiro. O presidente da Câmara já enumerou os principais focos de investimento que vai comunicar à Assembleia Municipal esta semana. Promete uma transformação assente em projectos financiados por fundos comunitários. "As obras municipais vão transformar Aveiro", garante o presidente da Câmara na comunicação enviada à Assembleia Municipal em que dá conta dos últimos meses de gestão.
Os projectos do Parque da Sustentabilidade merecem referência destacada de Élio Maia que garante trata-se do maior investimento alguma vez feito, de iniciativa municipal na regeneração urbana.
O autarca anuncia para "o início do próximo trimestre" o arranque de intervenções tão emblemáticas para a actual maioria como polémicas junto de alguns sectores da oposição partidária e comunidade local.
São os casos da requalificação do Alboi e Largo José Rabumba mas também da ponte pedonal entre o Rossio e o Alboi e outro atravessamento desnivelado, a ligação da Baixa de Santo António ao Parque Infante D.Pedro.
Eliminado já de um arruamento central muito contestado pelos residentes e frequentadores, o município pretende começar também o arranjo do largo do Alboi. Avançam ainda os arranjos urbanísticos do Parque Infante D. Pedro e dos campos de ténis da Baixa de Santo António.
O edil sublinha ainda os projectos de requalificação urbana e ambiental da Baixa de Santo António e equipamento de animação artística e científica, bem como o restauro da Igreja de Santo António e Capela de S. Francisco.
A Câmara dá conta ainda do início da obra do pólo de valorização e divulgação da colecção de Arte Contemporânea de Aveiro que será criado com a recuperação da Capela de S. Tomás de Aquino.
Em obras, continuam o Centro de Alto Rendimento de Surf de São Jacinto, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e a Avenida das Agras do Norte que terá ligação à A25. |