O novo regulamento do Prémio João Branco, a vigorar em 2012, prevê que o Prémio passe a ser atribuído bienalmente e ainda o envolvimento de todas as escolas, instituições e unidades de investigação portuguesas, que inscrevam o Design na sua missão. Os promotores querem transformar este Prémio num instrumento de valorização da excelência em investigação nesta área do design.
As novas orientações do regulamento vão ser apresentadas esta sexta-feira, às 14h30, pelo irmão do homenageado, Vasco Branco, numa sessão em que serão ainda debatidos os desafios da investigação em Design, em Portugal.
São convidados, o investigador e professor universitário José Bragança de Miranda, e Brigitte Borja de Mozota, uma referência internacional em Gestão do Design e professora na Escola de Arte e Design Parsons Paris. Marcam ainda presença os contemplados com o Prémio João Branco.
O Prémio João Branco, instituído em 2007, contempla duas vertentes: uma internacional, para o melhor trabalho apresentado na conferência da European Academy of Design; outra, em colaboração com a UA, premeia o melhor trabalho ou projeto português de investigação em Design, com um prémio pecuniário no valor de 5 mil euros, a ser entregue ao vencedor de cada edição no dia 15 de dezembro, no decorrer da cerimónia de aniversário da UA. |